WhatsApp Beta para Android Testa Reação com Emojis em Chamadas e Novos Formatos de Texto

Novidade quentinha do nosso querido e inseparável WhatsApp. Tá ligado quando a gente pensa que o aplicativo já tem de tudo e não tem mais pra onde correr? Pois é, os desenvolvedores vão lá e… Tiram mais um coelho da cartola que a gente nem sabia que precisava, mas que daqui a pouco não vai conseguir viver sem.

A boa da vez, que tá deixando a galera do Android Beta em polvorosa, é uma função que promete mudar (de novo!) a forma como a gente interage nas chamadas. Eu confesso que achei genial. Se prepara pra uma nova era de comunicação visual e sonora ao mesmo tempo. Ficou curioso? Então, vem comigo que eu te explico tudinho!

Como assim! Reagir as chamadas

Calma, pequeno gafanhoto, eu vou te explicar. Olha só, a gente já tá mais do que acostumado a usar as reações nas mensagens de texto, né? Aquela mãozinha com o polegar pra cima (👍), o coraçãozinho (❤️), a carinha chorando de rir (😂)… enfim, a galera usa e abusa disso. É rápido, é prático e muitas vezes encerra um assunto sem precisar digitar um "ok". Sim, é a evolução.

Agora, o time do Mark Zuckerberg pensou: "Mano, e se a gente levasse isso para as chamadas de voz?". Será? Pois é! A ideia que está sendo desenvolvida e testada na versão beta do WhatsApp para Android é exatamente essa: permitir que os usuários reajam a algo que foi dito durante uma chamada usando um emoji.

Pensa na cena, que é isso: você tá lá, pendurado no telefone com seu amigo, e ele te conta uma fofoca daquelas, bem cabeludas. Em vez de interromper o raciocínio dele com um "NOOSSA!", "SÉRIO?", você simplesmente aperta um botãozinho e manda um emoji de carinha chocada (😱) que aparece na tela dele. Genial, né? O fluxo da conversa continua, mas a sua reação foi enviada e recebida com sucesso. É quase um superpoder!

Beleza, mas como isso vai funcionar na prática?

Então, como a função ainda está no forno, sendo preparada com todo o carinho pelos engenheiros do WhatsApp, a gente ainda não tem a imagem cravada de como vai ser a interface final. Mas, com base no que o pessoal do WABetaInfo, que são os detetives oficiais do ZapZap, descobriu, a gente já pode ter uma boa ideia.

A parada deve ser mais ou menos assim: durante uma chamada de voz, vai ter um novo botãozinho ali na tela, talvez perto do botão de silenciar ou do viva-voz. Quando você tocar nesse botão, uma barra ou uma janela com seus emojis vai aparecer. E o mais legal, que é o pulo do gato dessa atualização, é que não serão apenas 6 ou 8 emojis pré-selecionados, como era no começo das reações de mensagens. Não, senhor! Aparentemente, você terá acesso ao seu teclado completo de emojis!

Imagina as possibilidades! Seu amigo te conta que foi promovido? Você manda o emoji de festa 🎉. Sua amiga diz que o "crush" finalmente a notou? Você manda o coraçãozinho apaixonado 🥰. Alguém conta uma piada sem graça? Sem problemas, manda aquele grilinho (🦗) pra deixar claro o vácuo constrangedor. A zoeira, meus amigos, ela não terá mais limites.

Essa funcionalidade vem pra adicionar uma camada extra de emoção e de feedback instantâneo às conversas por voz, que por natureza são menos visuais. É uma forma de dizer "tô prestando atenção", "achei engraçado", "tô chocado" sem precisar usar as palavras. É a comunicação não-verbal invadindo o mundo digital de uma forma que a gente nunca viu. Entendeu o poder disso?

  

Imagem/Reprodução: WABetaInfo

O que mais tá pintando de novo?

Achou que era só isso? Achou errado, O WhatsApp é uma maquininha de novidades que não para de trabalhar. Enquanto a gente tá aqui, batendo esse papo, tem mais um monte de coisa sendo testada e preparada pra chegar nos nossos celulares. Vamos dar uma olhadinha em outras coisas que tão no radar?

  1. Novos Formatos de Texto: Olha só que massa! Parece que em breve teremos mais opções pra formatar nossas mensagens. Além do negrito, itálico, riscado e monoespaçado que a gente já conhece, estão vindo por aí os blocos de código (para os programadores de plantão), as listas de itens (com marcadores ou números) e até a citação em bloco. Vai ficar muito mais fácil organizar as ideias e mandar aquele textão explicando o plano do fim de semana pra galera no grupo. Chega de confusão!
  2. Canais com Mensagens de Voz: Os Canais foram uma grande novidade recente, permitindo que a gente siga personalidades, empresas e portais de notícia. Mas, por enquanto, é só na base do texto, imagem e vídeo. A próxima fronteira? Permitir que os donos dos canais mandem atualizações em áudio! Imagina só receber um "bom dia" falado pelo seu artista favorito ou um resumo das notícias do dia em formato de podcast direto no Zap. É uma pegada bem interessante pra deixar a comunicação nos canais ainda mais pessoal e direta. Tranquilo?
  3. Fotos de Perfil Alternativas (para contatos selecionados): Essa aqui é pra quem preza pela privacidade. Sabe aquela sua foto de perfil mais descontraída, na praia ou na balada, que você não quer que seu chefe veja? Então, o WhatsApp tá trabalhando numa função que vai permitir configurar uma foto e um nome de perfil secundários, que só serão exibidos para os contatos que não estão na sua agenda. Para os seus amigos e família, tudo continua normal. Mas para aquele número desconhecido ou um contato de trabalho mais formal, você pode apresentar uma imagem mais "séria". É o fim do "essa foto tá muito ousada pra colocar no perfil".

"Tá, adorei, quero pra ontem!" – Calma, apressadinho!

Eu sei, eu sei. A gente vê essas novidades e já fica com o dedo coçando pra atualizar o aplicativo. Mas, veja só, tem todo um processo. O fato de a reação a chamadas estar em desenvolvimento na versão beta do Android significa exatamente isso: é um teste.

Funciona assim: um grupo de usuários voluntários (os "beta testers") recebe a atualização primeiro. Eles usam a nova função no dia a dia e, se encontrarem algum bug, algum problema eles reportam para o WhatsApp. A equipe de desenvolvimento, então, vai corrigindo tudo, ajustando os parafusos, até ter certeza de que a funcionalidade está redondinha e pronta pra ser usada por bilhões de pessoas no mundo todo.

Só depois de passar por todo esse pente fino é que a atualização é liberada para o grande público. Pode levar algumas semanas, às vezes até alguns meses. Então, a palavra de ordem é: paciência. Mas uma coisa é certa: quando chegar, vai ser mais uma daquelas pequenas revoluções que o WhatsApp adora fazer.

E aí, o que você achou dessa enxurrada de novidades? Curtiu a ideia de reagir às chamadas com emojis? Acha que vai usar muito ou é daquelas coisas que "tanto faz"? Me conta aí nos comentários! A gente se vê na próxima fofoca de tecnologia. Aquele abraço

Próxima Postagem Postagem anterior
Sem comentários
Adicionar comentário
comment url